É URGENTE SERMOS RESPONSIVOS

Em um mundo totalmente VUCA, volátil, incerto, complexo e ambíguo ser responsivo é uma questão de urgência e necessidade.


Responsivo

Adjetivo: Qualidade de quem se adapta ou apresenta evolução frente o problema

Estamos diante de um cenário de incertezas por conta do novo Coronavírus, que já começou a gerar prejuízos aos negócios, principalmente aos pequenos e médios que ajudam positivamente para o crescimento do País. Nesse momento precisamos compreender as nossas responsabilidades, olhar o cenário e redefinir prioridades e organizar ações colaborativas, assertivas e ágeis, que possam responder com nossos recursos aos desafios conforme eles se apresentem.


Trouxe cinco perguntas, é importante que você responda essas perguntas para você mesmo antes de qualquer coisa:


1. Qual o tamanho do seu problema?

Você precisa entender o quanto o Coronavírus tem te afetado e o quanto isso pode te prejudicar a curto, médio e longo prazo.

2. Quem vai me ajudar a superar isso?

Faça uma relação das pessoas que podem te ajudar a superar este momento e abra o jogo para elas.

3. Qual a saída de emergência?

Você possui uma reserva financeira? Pode mudar Você possui uma reserva financeira? Pode mudar o seu modelo de negócio? Quão rápido você pode se adaptar as mudanças de mercado?

4. Qual produto ou serviço é o mais afetado?

Se você trabalha com diferentes canais de vendas e/ou diferentes produtos, comece AGORA MESMO a medir quais deles são mais ou menos afetados pela crise.

É bem provável que você tenha que fazer alterações na sua estratégia de canais e distribuição de produtos em uma velocidade absurda. Ter estes números em mãos vão te ajudar a tomar decisões mais assertivas.

5. Quão dedicado você está a superar isso?

Pode parecer besteira em um primeiro momento, mas a sua dedicação (principalmente se você for o único gestor do negócio) será altamente responsável pelo sucesso das suas ações.


Priorização e assertividade são as palavras chaves para passar por essa crise. Além disso, a crise traz desafios, mais também a oportunidade de se reinventar. Nesse momento é importante escutar os colaboradores, clientes e parceiros. Veja o que as grandes empresas estão fazendo, é provável que eles tenham estudado MUITO antes de tomar uma decisão. SE REIVENTE HOJE.


Sempre lembrando que propósito de marca é mais que um discurso bonito, é ação, marcas são como pessoas e precisam se comunicar com pessoas. É fundamental trazer sempre o aspecto humano para as ações.


Lucas Felipe é Diretor Executivo da Agência Édigital e Diretor de Comunicação e Marketing da ACE-Guarulhos.


Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores e não a da Folha Metropolitana. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

9 visualizações

_SITE

_CONTATO

  • AGENCIA DE PUBLICIDADE EM GUARULHOS
  • AGENCIA DE PUBLICIDADE EM GUARULHOS
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Fale com a gente via WhatsApp