Como impulsionar uma publicação no Facebook: tutorial e boas práticas

Essa publicação está performando melhor que 90% dos outros posts em sua página. Que tal impulsioná-la por apenas R$ 3?


Se você tem uma fanpage no Facebook, é provável que já tenha visto uma oferta desse tipo.

Mas, por mais simples que seja impulsionar um post na rede social, será que esse é o melhor formato de anúncio para sua empresa?



O que é impulsionamento de publicações


O impulsionamento de publicações é a maneira mais simples de fazer anúncios do Facebook.

Lançada em 2012, foi uma maneira de descomplicar os anúncios na rede social para os empresários, já que na época o Facebook servia bem mais para relacionamentos do que para marketing.


A ideia do impulsionamento é mostrar uma determinada publicação a um público que você definiu, aumentando o seu alcance.


Por que impulsionar um post


Impulsionar posts pode ajudar você a encontrar mais pessoas que curtam, compartilhem e comentem nas suas publicações.


Posts impulsionados também são uma forma de alcançar pessoas que podem estar interessadas em seu conteúdo, mas que não o seguem no Facebook.


O post impulsionado pode conter um Call-to-Action para levar as pessoas a tomar outras ações, como se inscrever em uma newsletter, fazer uma reserva, dentre outros.


Estas são algumas possibilidades do impulsionamento de publicações:

  • Escolher um público-alvo: posts impulsionados podem ser mostrados para uma audiência de sua escolha. É possível definir localização, interesses e mais. Você também pode criar uma audiência customizada, baseada em contatos que já tem, ou pessoas que têm um perfil parecido com aquelas que já curtem sua página.

  • Localizações: o Facebook oferece três localizações para seus posts impulsionados serem mostrados: feed de notícias do desktop, feed de dispositivos móveis e Instagram.

  • Orçamento: a quantidade paga para impulsionar um post depende de quanto você quer pagar. Pode-se selecionar um orçamento pré-definido ou customizar o valor. Posts impulsionados requerem um mínimo de 1 dólar por dia.

  • Programar posts: há a possibilidade de definir por quanto tempo você quer que seu anúncio fique no ar, escolhendo um intervalo (7 dias, por exemplo) ou uma data para o anúncio terminar.

  • Aparência do anúncio: o anúncio terá exatamente a mesma aparência que a publicação em que foi baseado. A única diferença é que a palavra “Impulsionado” aparecerá no canto superior esquerdo do post e você poderá adicionar um botão de Call-to-Action no canto inferior direito, se desejar.

Como impulsionar publicação no Facebook em 8 passos


Antes de iniciar o impulsionamento de um post, você precisa ter:

  • Uma página de empresa publicada no Facebook;

  • Um post que seja elegível para o impulsionamento (falaremos sobre os tipos de post que não podem ser impulsionados mais abaixo);

  • Um papel de administrador, editor, moderador ou anunciante na página;

Se você já tem os pré-requisitos acima, siga estes 8 passos:

  • 1. Vá até sua página;

  • 2. Encontre o post que deseja impulsionar;

  • 3. Clique no botão azul de impulsionamento no post (às vezes, quando uma publicação na página da empresa está performando melhor que as outras, o Facebook mostra em seu feed de notícias esse mesmo botão azul de impulsionamento. Ele serve como um atalho para que você crie rapidamente um anúncio);

  • 4. Você verá diversas opções clicando em Audiência. Selecione aquela que corresponde ao público-alvo que você deseja atingir e clique em Criar nova audiência. É possível escolher dentre gênero, idade, localização (perto de determinado endereço, região ou até mesmo no mundo todo), interesses, dados demográficos e comportamento;

  • 5. Na seção sobre Orçamento, defina quanto você quer gastar com seu post impulsionado. Você pode escolher entre um orçamento pré-determinado ou escolher o seu próprio;

  • 6. Em Duração, escolha quanto tempo seu anúncio ficará no ar com uma opção pré-determinada ou customizada;

  • 7. Selecione uma opção em Pagamento;

  • 8. Clique em impulsionar!

Esse tipo de anúncio costuma ser revisado pelo Facebook em menos de 60 minutos. No entanto, em alguns casos, pode demorar mais.


Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?


O impulsionamento de publicações é algo que divide opiniões de quem investe em Marketing Digital. De um lado, ficam os que defendem o impulsionamento como uma forma simples de criar anúncios; de outro, quem acredita que existem formas mais efetivas de anunciar no Facebook.


Como falamos no início do post, essa é uma forma simples de impactar seus seguidores, fazendo com que vejam seus conteúdos. O Facebook tem diminuído cada vez mais o alcance orgânico de posts na rede social e essa pode ser uma maneira de as empresas gerarem resultados.


No entanto, não impulsione qualquer post que você publicar. É interessante escolher aqueles com mais potencial de viralizarem e se espalharem, ou os que tenham algum foco em uma ação, como fazer download de um material, confirmar em um evento, dentre outros.


Vale a pena fazer testes com diferentes formatos, conteúdos e públicos e veja o que funciona melhor em sua página :D.

10 visualizações