Inovação para pequenos negócios

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU COMO SER INOVADOR E RELEVANTE EM TEMPOS DE CRISE?

Primeiramente precisamos desconstruir o que é INOVAÇÃO.


Inovação pode ser simples, inovar não está necessariamente atrelado a altos investimentos ou tecnologia de ponta, e sim em fazer de forma diferente e conseguir gerar resultado.

Historicamente, sabemos que crises aceleram tendências. A humanidade está vivendo um ponto de virada e a inovação precisa ser uma constante no seu negócio e estar alinhada com o seu proposito (proposito = diferença que o seu negócio faz no ecossistema em que está inserido).

Como gosto de fazer, trouxe alguns pontos para te guiar nessa evolução:


1. Você tem escutado os seus clientes e colaboradores?

Tenho persistido nisso porque é realmente importante o pequeno empreendedor ouvir e observar de forma atenta. É preciso entender a fundo problemas e oportunidades antes de responder a eles.

2. Você está preparado para correr riscos?

O clichê do ‘’erre o mais rápido possível’’ nunca fez tanto sentido, seja em aderir um novo canal de comunicação, lançar ou adaptar um produto, o quanto mais rápido você colocar na rua, mais rápido você vai saber o que seus clientes pensam e vai conseguir se adaptar e inovar. APRENDA COM A EXPERIMENTAÇÃO.

3. O seu negócio tem contribuído para o ecossistema em que está inserido?

Nunca estivemos em um momento tão coletivo, tenho visto diversas iniciativas de colaboração e parceria entre atores do mesmo ecossistema. Em Santo André no ABC, uma pequena mercearia de bairro e familiar ganhou visibilidade quando inovou fazendo vendas por WhatsApp, e vendendo alguns itens a preço de custo, foi a forma que o proprietário de 63 anos encontrou para contribuir com o ecossistema em que está inserido. PENSE EM UM ECOSSISTEMA GANHA-GANHA.

4. Eu consigo encontrar o seu negócio nas redes sociais?

A pandemia acelerou a transformação digital, mais exatamente a necessidade dos pequenos negócios estar nas redes sociais, porém antes mesmo de você sair criando suas contas você precisa saber onde está os seus clientes, se usam o Facebook ou Instagram. Eu sei que muita das vezes um pequeno negócio não tem condições de contratar um profissional da área ou uma agência, então a minha dica é que você concentre as suas energias, e da sua equipe, no canal de comunicação que vai te trazer o maior retorno, algumas outras dicas são: Crie conteúdo e tenha um calendário mensal para organizar isso, a sua empresa precisa ter consistência, interaja com o público, seja através de um comentário ou uma mensagem particular e mostre os bastidores, os seguidores gostam de ver que existe pessoas reais de carne e osso por trás da empresas que seguem.


Lucas Felipe é Diretor Executivo da Agência Édigital e Diretor de Comunicação e Marketing da ACE-Guarulhos.


Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores e não a da Folha Metropolitana. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

19 visualizações

_SITE

_CONTATO

  • AGENCIA DE PUBLICIDADE EM GUARULHOS
  • AGENCIA DE PUBLICIDADE EM GUARULHOS
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Fale com a gente via WhatsApp