Vender pela Internet: O que você precisa para começar


Estamos vivendo uma crise sanitária pelo Covid-19, e por conta do agravamento vários comércios considerados não essenciais estão sendo forçados a fechar mais uma vez, e como trabalhar, gerar receita e pagar as contas no final do mês? Uma solução é a venda pela internet, e você não precisa de muita coisa para começar, o WhatsApp pode ser um grande aliado para dar os primeiros passos nas vendas online.


Muita gente acha que precisa de um site, toda uma parafernália, para começar a vender pela Internet. Não! Você não precisa de nada disso para começar.


Você precisa, basicamente de 2 coisas:

1. Fontes de tráfego

2. Um lugar para conversar com seus clientes


Fontes de tráfego

São os lugares em que você vai divulgar seu negócio. Pode ser no Facebook, em grupos, no Instagram, no YouTube, em um blog, um panfleto. Onde você acreditar que terá mais chances de impactar os clientes certos.


As fontes de tráfego irão trazer os clientes para o seu negócio. Afinal, não adianta ter um negócio se ninguém sabe que ele existe. Este é o papel das Mídias Sociais para uma empresa, permitir que ela seja encontrada e que seus produtos ou serviços sejam conhecidos.


Um lugar para conversar com seus clientes

A ideia é bem simples: Você usa as fontes de tráfego para levar as pessoas para o seu negócio. Você usa o Facebook, o Instagram o Google, o YouTube o que for.


Aqui, muitas pessoas acham que precisam de toda uma estrutura para começar. Não acho que precise.


Você pode começar da forma mais simples e barata: PELO WHATSAPP.


O jeito mais fácil de começar a vender pela Internet


Se você quer começar da forma mais barata possível, faça o seguinte:

  1. Crie seus canais nas mídias sociais. Comece pelo Instagram que é mais fácil.

  2. Publique conteúdos interessantes sobre seu negócio, produto ou serviço.

  3. Se puder, coloque uns R$10 por dia para promover seus conteúdos usando anúncios.

  4. Direcione as pessoas interessadas para o WhatsApp da sua empresa usando um link para WhatsApp.

  5. Comece a atender os interessados e a fazer vendas.

  6. Repita os passos 2, 3, 4 e 5 até conseguir uma grana legal para expandir.


Essas são formas de começar com pouco e ir escalando até chegar ao ponto de você ter um site, um e-commerce e tudo o que vai precisar para faturar mais.


Até lá, comece com suas mídias sociais e um link para o WhatsApp.


Como criar link WhatsApp?

No seu WhatsApp em configurações ou ajustes você vai clicar em Ferramentas Comerciais, no final da tela em Link Curto, configure a mensagem de boas-vindas e pronto. Caso o seu negócio ainda não use a versão para empresas eu te convido a ler o post WhatsApp para pequenos negócios.


Depois de criar seu link, use suas fontes de tráfego para divulgar esse ponto de contato e atrair mais clientes em potencial. É claro que só ter o link e divulgar não é garantia de sucesso. Você também precisa ter um bom atendimento e fazer sua parte no processo de venda.


Conclusão: Vender pela Internet: O que você precisa para começar?

Não estou prometendo nenhum milagre aqui. Estou compartilhando um caminho barato, simples e que funciona para você começar. Você pode aumentar e muito suas vendas, especialmente se tem um negócio físico, tendo em vista que pode fazer suas vendas pelo WhatsApp e seus clientes podem receber em casa ou retirar na loja.


Aqui estão os primeiros passos para você começar a navegar neste mundo e, se tudo der certo, iniciar um projeto maior, com mais recursos, pessoas e estratégias. Se eu fosse começar hoje, com certeza faria exatamente o que recomendei aqui.



Lucas Felipe é Diretor Executivo da Agência Édigital e Diretor de Comunicação e Marketing da ACE-Guarulhos.


Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores e não a da Folha Metropolitana. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo